Home / Destaque ! / Polícia esclarece que está investigando casos frequentes de roubos e sequestros de vans escolares em Taboão

Polícia esclarece que está investigando casos frequentes de roubos e sequestros de vans escolares em Taboão

Por Renata Gomes

Cerca de 30 condutores de veículos escolares representaram a categoria na Audiência Pública de Segurança e, em geral saíram satisfeitos com as informações recebidas das autoridades policiais  

Legenda: O condutor de transporte escolar Homero Porcela foi porta voz dos questionamentos dos colegas da categoria durante a Audiência Pública de Segurança em Taboão. FOTO: Ian Fagundes/HOJE

A Audiência Pública da Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizada na manhã de quarta-feira, 11, que debateu o tema específico sobre os frequentes casos de roubos e sequestros de vans escolares na cidade, foi considerada positiva pelos representantes dos condutores de veículos escolares, cerca de 30 representam a categoria.

A última ocorrência no final do mês de março deixou a cidade apavorada, criminosos sequestraram um veículo escolar que estava ocupado com crianças além do condutor e uma auxiliar que foram liberadas em uma área de mata na cidade de Embu Guaçu.

A categoria relata que outros seis casos ocorreram e se mobilizaram para cobrar providências, inclusive, antes do agendamento da audiência pretendiam fazer uma manifestação. Uma divergência com o registro da polícia que tem três casos notificados será debatido em uma reunião entre o delegado do 1º DP Dr. José Altamiro e representantes dos condutores.

Responsável pelas investigações do caso, Dr. Altamiro afirmou aos presentes que a Inteligência da Polícia está empenhada no caso e também está munida com informações importantes para punir os criminosos, e até falou que um retrato falado de um dos meliantes é uma peça que vai garantir o avanço e evolução nas investigações. “Temos uma equipe cuidado do caso com o uso de todos os recursos disponíveis para prender essa quadrilha”, afirmou.

A presidente da Comissão de Segurança, vereadora Érica Franquini (PSDB), disse que a Audiência foi muito boa e que os trabalhadores saíram satisfeitos. “Quando eles me procuram no gabinete estavam em desespero, e tinham a impressão que as autoridades policiais não estavam fazendo nada. E hoje na Audiência foi mostrado que está sendo feita uma investigação e algumas informações são sigilosas e foi esclarecido para eles hoje. Convenci a todos que o diálogo era o melhor caminho e por isso não fizeram manifestação”, disse.

Para o Tio Ka, Emerson Figueira, que trabalha na região do Monte Alegre, as autoridades deram um bom retorno. “Achei que nos deram o esperado sim, acho que faltaram algumas respostas, mas o assunto está no princípio e esperamos que tenham mais reuniões”, avaliou.

Já o condutor de transporte escolar, Homero Porcela achou que a reunião foi boa, mas não ficou totalmente satisfeito. “Quando perguntei quantos desmanches ou lojas de peças foram investigados achei a resposta vaga. A reunião foi boa, mas ainda fiquei com pouca convicção, sei que o trabalho da polícia é difícil, mas foi esta minha visão. Só quero registrar que como condutor do transporte escolar ficamos revoltados de terem nos chamando de “perueiro”, uma categoria que conseguiu juntar as forças da cidade dentro de uma audiência para estar discutindo sobre segurança pública ser chamado assim, nos indignou no momento”, relatou.

As autoridades policiais presentes na Audiência contribuíram com dicas de segurança, inclusive, aceitaram uma sugestão de um dos condutores de fazer algum tipo de identificação para alertar a sociedade caso uma van escolar esteja fora do perímetro da cidade. Estavam presentes o da 1ª DP de Taboão da Serra Dr. José Altamiro, o delegado da 2ª DP de Taboão da Serra Dr. Cristian Mimoi. Como representante do delegado Seccional, Dr. Fábio Cerqueira, Tenente Coronel Marcos Vitiello do 36º Batalhão da Polícia Militar, a delegada Dra. Michele Santana representando Itapecerica da Serra, o capitão da PM Edgard Aicart , da 2ª Cia do 36º Batalhão da PM e o Major Silvio do 25º Batalhão da PM – Embu-Guaçu. Da Guarda Municipal de Taboão da Serra estavam o Comandante Sérgio Léo, Inspetor da GCM Borgato, Inspetor da GCM Nascimento, e o Secretário adjunto de segurança Leonel Vieira.

Além da presidente da Comissão, vereadora Érica Franquini, também participaram os vereadores Eduardo Nóbrega (PSDB), André Egydio (PSDB), Rita de Cássia (PSDB), Marcos Paulo (PPS) e Ronaldo Onishi (SD) e representando o Executivo, o vice-prefeito Laércio Lopes.

About Renata Gomes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*